Saltar navegação

En breve

página de inicio ayuda (guía de consulta) buscar descargar (pdf) imprimir broken link

 

 

cita ENG Portugal CAT Portugal EUS Portugal GLG Portugal SPA Portugal

  

origen  orígens

O nome Portugal, segundo o Dicionário Onomástico e Etimológico de José Pedro Machado, vem do latim Portucale, que foi a primeira designação da cidade do Porto. Portucale resultou da aglutinação de Portu- + Cale-, do acusativo "Portum Calem", forma vulgar de "Cales Portus". De acordo com este dicionarista, "Cales" era uma povoação (de origem obscura, talvez celta) junto do rio Douro. (Ciberdúvidas da Língua Portuguesa).

resumen  resumo

Portugal situa-se na parte ocidental da Península Ibérica, tendo fronteiras com Espanha a Norte e a Leste, e com o Oceano Atlântico a Oeste e a Sul. Tem uma área de 92.152 Km2, incluindo as ilhas dos Açores e Madeira; tem 10.347.892 habitantes (Censos 2021); tem como línguas oficiais o português e o mirandês; a capital é Lisboa. Existe como país independente desde 1143. Vive em República desde 1910. Após 48 anos de ditadura (1926-1974) vigora  a democracia parlamentar.

Neste breve percurso pela história da tradução em Portugal assinalam-se as linhas de força da tradução, nomeadamente a literária, desde a Idade Média tardia até ao século XX. Assinalam-se apenas alguns fenómenos tradutivos relevantes em cada época (em larga medida decalcada da história literária), isto é, aqueles que trouxeram mudança à cultura portuguesa, aos hábitos de leitura, à edição, a instituições. São referidos os vários agentes da tradução, conforme o seu peso relativo: tradutores, editores, instituições.

 

ficha   ficha

autor Teresa Maria Menano Seruya
fecha de publicación 2022
referencia (cómo citar) Seruya, Teresa Maria Menano. 2022. "Portugal" @ ENTI (Enciclopedia de traducción e interpretación). AIETI.
DOI https://doi.org/10.5281/zenodo.6370413 
URL estable https://www.aieti.eu/enti/portugal_POR/