Saltar navegação

Em suma

página de inicio ayuda (guía de consulta) buscar descargar (pdf) imprimir broken link

 

 

cita

ENG Portugal and Spain - Contacts CAT Portugal i Espanya - Contactes EUS Portugal eta Espainia - Harremanak GLG Portugal e España - Contactos SPA Portugal y España - Contactos

  

resumen  resumo

Esta entrada apresenta uma visão global dos contactos entre Portugal e Espanha através da tradução de obras literárias. O termo contacto é entendido aqui como a relação entre duas culturas e o diferente grau de influência mútua. A história das relações culturais hispano-portuguesas esteve marcada por períodos de grande contacto e por outros de apatia e indiferença. É um lugar-comum lembrar que ambos os povos viveram “de costas viradas” apesar da contiguidade geográfica e histórica. Este tópico encerra certa dose de verdade: por um lado, reflete o receio e a desconfiança de Portugal em relação à Espanha após a época da “Monarquia Dual” (1580-1640), cristalizado no provérbio De Espanha, nem bom vento nem bom casamento; por outro lado, também evidencia certo ar de desdém e superioridade da Espanha para com Portugal. A atividade tradutória entre as literaturas de ambos os países esteve influenciada, ainda, por outras razões como o bilinguismo luso-castelhano imperante na corte portuguesa desde a segunda metade do século XV até o século XVIII e a proximidade linguística do português e do espanhol, cuja consequência mais evidente nesses séculos foi a escassez de traduções, sobretudo em Portugal.

A partir de uma perspetiva diacrónica e peninsular, procura-se traçar aqui um percurso em paralelo por alguns momentos-chave da história da tradução de Portugal e Espanha com base em alguns autores e obras representativos de um país e de outro. Começando pela época medieval, dá-se especial atenção aos séculos XVI e XVII e à época do iberismo, cuja emergência em meados do século XIX originou a eclosão de traduções no primeiro terço do século XX e, mais recentemente, após as ditaduras de Salazar e de Franco, conheceu um novo auge com a instauração da democracia e a entrada da Espanha e de Portugal na União Europeia.

 

ficha   ficha

autor José Antonio Sabio Pinilla
fecha de publicación 2022
referencia (cómo citar) Sabio Pinilla, José Antonio. 2022. "Portugal e Espanha. Contactos" @ ENTI (Enciclopédia de tradução e interpretação). AIETI.
DOI https://doi.org/10.5281/zenodo.6370430
URL estable https://www.aieti.eu/enti/portugal_spain_POR/